Saúde

Fibras e saúde intestinal: O que você precisa saber!

Você já ouviu falar sobre a importância das fibras para a saúde, mas sabe realmente como elas impactam o funcionamento do seu intestino e até mesmo o bem-estar geral do corpo? Se a resposta for “mais ou menos”, ou até mesmo um “não”, este texto é para você! Vamos entender de forma simples e interativa por que as fibras são essenciais e como podem transformar sua saúde.


20 de agosto de 2025 às 21:00 / 0 comentários

Imagem de uma pessoa segurando replica de intestinoFonte própria, 2025

As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal que o nosso corpo não consegue digerir. Elas passam pelo sistema digestivo praticamente intactas, mas têm funções superimportantes para o nosso organismo. Você pode encontrá-las em alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas e sementes.

E você pode estar pensando: “Mas se o corpo não digere, por que elas são tão importantes?”. Pois é, esse é o grande segredo das fibras!

E pra que precisamos das fibras?

As fibras têm um papel fundamental na nossa alimentação, e elas são muito importantes. Ela ajuda na regulação do intestino, evita constipação intestinal, ajuda a controlar a saciedade, ou seja, te ajuda a manter a fome controlada. Ajuda em controlar açúcar no sangue, controlar colesterol e ajuda a manter equilíbrio da microbiota intestinal.

Fibras e saúde intestinal: Qual a relação?

O nosso intestino é como um pequeno ecossistema dentro do nosso corpo, e ele precisa de nutrição adequada para funcionar bem. Uma alimentação rica em fibras contribui para:

  • Evitar a constipação: As fibras insolúveis ajudam a melhorar o trânsito intestinal, prevenindo o temido "intestino preso".
  • Nutrir a microbiota intestinal: As fibras solúveis são alimento para as bactérias benéficas do intestino, que ajudam a manter o equilíbrio do sistema digestivo.
  • Regular a digestão: Quando o intestino está saudável, o corpo consegue absorver melhor os nutrientes e eliminar as toxinas de maneira eficiente.

Por isso que é bastante falado por aí de comer frutas, legumes e verduras todos os dias.

Há um ponto bastante importante que você já deve ter ouvido por aí nesse termo: Microbiota intestinal. Nunca ouviu?

O que é a microbiota intestinal?

A microbiota intestinal (ou flora intestinal) é formada por trilhões de micro-organismos que vivem dentro do nosso intestino. Esses micro-organismos, como as bactérias boas, são responsáveis por várias funções vitais no corpo, incluindo o metabolismo e a produção de substâncias essenciais para o cérebro, como a serotonina, que está relacionada à sensação de bem-estar.

Quando alimentadas corretamente, principalmente com fibras, essas bactérias se multiplicam e ajudam o corpo a funcionar bem. Mas, quando a alimentação é pobre em fibras, o equilíbrio dessa microbiota pode ser prejudicado, e isso afeta a nossa saúde como um todo.

E se eu não consumir fibras?

Se você não consome fibras o suficiente, pode começar a enfrentar alguns problemas de saúde. Veja o que pode acontecer:

  • Intestino preso: Sem fibras, o trânsito intestinal fica mais lento, o que gera desconforto e inchaço.
  • Desequilíbrio da microbiota intestinal: A falta de fibras reduz a quantidade de bactérias benéficas no intestino, aumentando o risco de inflamações e doenças.
  • Problemas digestivos: Uma alimentação pobre em fibras pode aumentar o risco de doenças como diverticulite e até câncer de cólon.
  • Aumento da fome e ganho de peso: Sem as fibras, a digestão ocorre mais rapidamente, e a sensação de saciedade dura menos, levando a um aumento na ingestão de alimentos e no ganho de peso.

Quanto de fibras consumir por dia?

Para uma alimentação equilibrada, a recomendação é consumir de 25g a 30g de fibras por dia. Para atingir essa quantidade, invista em alimentos naturais, como:

  • Frutas (principalmente com casca)
  • Legumes
  • Cereais integrais
  • Leguminosas
  • Sementes

E, lembre-se: é fundamental beber muita água, pois as fibras precisam de líquidos para desempenharem seu papel corretamente no organismo.

Agora é sua vez! Vamos conversar?

Gostou do conteúdo? Você já inclui fibras na sua alimentação? Quais alimentos ricos em fibras você mais gosta? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo! Ah, e não se esqueça de compartilhar este post com quem também precisa saber como as fibras são essenciais para a saúde intestinal.

E se você gostou deste texto, aproveite para explorar outros conteúdos incríveis aqui no blog!


0 Comentários
O Prato da NutriInscreva-se para não perder nada
Copyright 2025 - Neo Foco Tech