Olá, tudo bem? Aqui é a nutri, e hoje vamos falar sobre algo que muitas mulheres nem imaginam, mas que podem pode fazer toda a diferença no dia a dia: Como a alimentação pode te ajudar em cada fase do ciclo menstrual.
Isso mesmo! Sabia que, ao entender as mudanças do seu corpo durante o ciclo, você pode ajustar a alimentação para se sentir ainda melhor?
Sabia também que a alimentação é uma forte aliada e também para quem possui Síndrome do Ovário Policístico (SOP), miomas, endometriose... entre outros? Tema que estarão nos próximos posts!
Então fica por aqui para saber mais.
Menstruação: Dia 1º a 5º do ciclo
Seu ciclo começa quando a bendita da menstruação chega. Durante esses dias, é normal sentir mais cansaço e até certa fragilidade emocional, como dizem "Os nervos ficam a flor da pele". O nível de ferro também diminui, o que pode te deixar com mais fome ou até mais sonolenta. Percebeu que sente tudo isso?
Para ajudar seu corpo a se recuperar e repor os nutrientes, aposte em alimentos ricos em ferro como carnes magras, feijão, lentilha e espinafre.
Nessa fase, aumente o aposte de alimentos anti-inflamatórios, como cúrcuma e gengibre, são excelentes para aliviar as cólicas e qualquer desconforto.
Uma dica da nutri é fazer chá de gengibre com erva-doce para ajudar aliviar cólicas.
E é claro, não se esqueça de beber bastante água, isso ajuda a combater a retenção de líquidos e a sensação de inchaço.
Fase folicular: Do 6º ao 14º dia do ciclo
Após a menstruação, já notou que você tem aumento na disposição, picos de energia? Ótimo para praticar exercícios e realizar atividades. Esse é o momento de aproveitar ao máximo para fazer aquele treino com bastante energia!
Para continuar esse ciclo de energia, inclua no seu prato frango, ovos, peixes e tofu que ajudam a fortalecer o corpo e melhorar a disposição.
Frutas frescas e legumes cozidos são essenciais para uma pele bonita e cheia de vitalidade.
E que tal incluir abacate para garantir que você tenha gorduras saudáveis necessárias para equilibrar seus hormônio?
Ovulação: Do 15º ao 17º dia do ciclo - Hora de brilhar!
Durante a ovulação, você provavelmente vai se sentir no pico da sua energia, o que pode deixar você mais confiante, feliz e até mais produtiva.
Seu apetite pode aumentar, especialmente por doces, então atenção à alimentação é importante.
Além disso, alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e legumes ajudam a manter o apetite controlado e a saciedade por mais tempo.
Fase Lútea: Do 18º ao 28º dia do ciclo - Equilíbrio
A fase lútea é quando seu corpo começa a se preparar para uma possível gravidez, e você pode se sentir mais sensível emocionalmente.
O desejo por chocolates, macarronada, lasanha, hambúrguer, pizza... nessa fase é maior!
Isso é completamente normal! É o seu corpo pedindo energia extra para lidar com os altos e baixos hormonais.
Aqui, o foco é controlar a retenção de líquidos equilibrar o humor.
Evite alimentos muitos salgados e gordurosos.
O que aprendemos?
Perceba o que você come tem um impacto direto sobre como você se sente durante o ciclo menstrual. Ao ajustar sua alimentação de acordo com as fases do ciclo, você pode otimizar o seu bem estar, melhorar o humor, a energia e até diminuir aquelas cólicas que te incomodam.
O segredo está em cuidar de si mesma, entender as necessidades do seu corpo e fazer as escolhas certas!
E você, como tem cuidado da sua alimentação durante o ciclo menstrual?
Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários como você se sente em cada fase e quais alimentos são seus favoritos em cada período;
Curta, compartilhe esse post e se inscreva no nosso blog para não perder conteúdos sobre nutrição e saúde!
Nos vemos no próximo post.