Dia a dia

O impacto do dia do lixo: prazer momentâneo ou sabotagem do seu progresso?

Imagine que você decide, com muito foco, começar uma dieta. Durante a semana, segue à risca o plano alimentar, conta calorias, organiza refeições e evita tentações. Mas chega o final de semana e, junto com os amigos, vem a ideia do famoso “dia do lixo”.


12 de setembro de 2025 às 20:02 / 0 comentários

Imagem de alimentos ultraprocessados em cima da mesa Freepik

Você muitas vezes já se pegou fazendo dieta, seguindo plano alimentar durante a semana e quando chega no final de semana se esbalda em pizza, hambúrguer, refrigerante, sobremesas… tudo o que foi “proibido” durante a semana.

No início, pode até parecer uma recompensa merecida. Mas será que esse hábito é realmente inofensivo? Ou pior: Será que ele pode estar sabotando todo o esforço dos outros dias?

O “dia do lixo” (ou cheat day) é um conceito popularizado principalmente por praticantes de academia e dietas restritivas. A ideia era que, após uma semana de controle alimentar, reservar um dia para comer sem regras ajudaria a:

  • Reduzir a ansiedade alimentar,
  • Aumentar a motivação,
  • Dar um choque metabólico no corpo, evitando a estagnação da perda de peso.

Na prática, porém, o que deveria ser apenas um momento de flexibilidade muitas vezes vira um exagero calórico que compromete os resultados.

Como o “dia do lixo” afeta sua dieta?

Vamos imaginar o seguinte, vamos dizer que você passou por um nutricionista e está com dieta em mão que deve seguir uma dieta de 1.600 kcal por dia de segunda a sexta-feira. Isso significa que, durante a semana útil, você consumiu: 1.600 kcal x 5 dias = 8.000 kcal.

Agora, no sábado, você faz o “dia do lixo” reinar e consome 3.600 kcal no sábado (ou seja, 2.000 kcal a mais do que o planejado).

No domingo, tenta retomar a dieta, mas ainda ultrapassa um pouco, chegando a 2.200 kcal. Só nesse final de semana ao invés de consumir 3.200kcal dos 2 dias.

👉 Resultado: +2.200 kcal a mais. Para ter uma ideia, esse excesso equivale a aproximadamente 370 g de gordura corporal acumulada, se for mantido semanalmente.

Você consumiu 3.600 kcal a mais só no final de semana. Percebeu o perigo desse dia do lixo dessa forma? Se você se permite a tudo, acaba que não tem resultados. Outro problema também é que esse dia do lixo causa:

  • Aumento da retenção de líquidos e inchaço

Alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares, aumentam a retenção hídrica, causando sensação de inchaço, peso e até queda de desempenho nos treinos.

  • Oscilações de glicemia e compulsão alimentar

Comer grandes quantidades de carboidratos simples gera picos e quedas bruscas de glicose no sangue, aumentando a fome logo depois e favorecendo a compulsão.

  • Impacto psicológico

Pode gerar culpa, frustração e sensação de fracasso. Isso leva muitas pessoas a desistirem da dieta.

  • Risco de transformar “um dia” em “um final de semana”

O problema não é apenas a refeição livre, mas quando ela se estende para todo o sábado e domingo, somando milhares de calorias extras.

Você as vezes até se pergunta: Poxa estou seguindo a dieta e não consigo ter resultados? Não adianta nada ter a dieta se não segue a risca. Lembre-se para ter resultados tem que passar por "vários sacrifícios para chegar na glória!"

Pense na dieta como um castelo de cartas que você constrói com paciência durante a semana. O “dia do lixo” desorganizado como é o caso do exemplo acima é como soprar em cima dele: Em minutos, você pode destruir o que levou dias para erguer. E é sacrificante ficar resistindo, fazer exercícios, seguir a dieta, então todo seu esforço é perdido já que você fica no pensamento que "merece" esse final de semana já que cumpriu a dieta durante a semana.

Ajuste o “dia do lixo” sem prejudicar a dieta

O problema não é a ideia de ter uma refeição mais livre, mas sim o excesso. Siga as dicas que a nutri passa:

Troque o “dia do lixo” por uma refeição livre: Ao invés de liberar o sábado inteiro, escolha apenas uma refeição especial. Se você vai para uma festa no final de semana, você pode fazer a estratégia de comer bastante salada e frutas nas refeições anteriores e sempre não comer tudo que vem pela frente nessa festa ou algum outro evento.

Planeje o cardápio: Se vai comer pizza, por exemplo, evite exagerar em refrigerantes e sobremesas no mesmo momento. Dê preferência para refrigerante zero caloria, H20, água gaseificada com limão.

Compense com equilíbrio: Pratique atividade física no final de semana ou ajuste levemente as calorias durante a semana.

Mantenha a qualidade: Até no “lixo”, escolha opções mais caseiras ou menos processadas. Uma pizza feita em casa, por exemplo, pode ser bem mais nutritiva que uma fast food.

Ouça seu corpo: Muitas vezes, o desejo pelo “dia do lixo” vem de uma dieta excessivamente restritiva. Sabe aquela pessoa que começa a fazer dieta e começa a cortar tudo e passa a não comer nada, ou viver só de sopas ou de suco?

O “dia do lixo” não precisa ser um vilão, mas sim uma oportunidade de trazer equilíbrio à sua dieta. Se bem planejado, pode ser uma estratégia saudável para manter a motivação. No entanto, quando exagerado, pode anular todo o progresso da semana.

👉 A chave é moderação e consciência: Aproveite sem culpa, mas sem transformar uma refeição em um festival de excessos.

Gostou deste conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo, compartilhe com quem também está em busca de uma vida mais saudável e aproveite para explorar outros temas de nutrição aqui no blog. Tenho certeza que irá adorar esse outro post também: https://opratodanutri.com.br/saude/7-estratgias-poderosas-para-dizer-adeus-compulso-alimentar-

📌 Não esqueça de se inscrever para receber novos artigos e dicas exclusivas!

0 Comentários
O Prato da NutriInscreva-se para não perder nada
Copyright 2025 - Neo Foco Tech